Pesquisa revela que trabalhar de casa pode aumentar a produtividade.

Desejado por muitos, cada vez mais presente no dia a dia e impensável para outros. Polêmico, o Home Office aos poucos tem se tornado uma realidade para boa parte da população.

Com a otimização e revolução tecnológica, trabalhar em um espaço físico é a cada vez menos necessário. Fatores como a flexibilização das relações trabalhistas também acabam influenciando nesta mudança de comportamento dentro do mundo corporativo .

Produtividade

Práticas como o Crowdsourcing e o Outsourcing, são cada vez mais comuns em nosso dia a dia e vieram para contribuir para o aumento da produtividade.

O Outsourcing, ou terceirização, tem sido um aliado das empresas para reduzir custos operacionais, com menos vínculos trabalhistas e otimização da mão de obra.

Já o Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão de obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.

Este modelo permite com que o desenvolvimento de softwares também contribua para o aumento do desempenho da cadeia produtiva.

A Pesquisa

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, 10% dos trabalhadores dos EUA têm pelo menos um dia de home Office por semana.

Em artigo publicado pela Fast CoExist, foi revelado um experimento realizado durante a pesquisa.

Uma empresa chinesa de telemarketing submeteu 250 funcionários a um teste: uma parte deles trabalharia de casa 4 dias por semana e o outro grupo ficaria 9 meses seguindo a rotina normal: da casa pro trabalho, do trabalho pra casa.

O Resultado

O grupo que trabalhou de casa teve uma performance 13% melhor do que de costume. Segundo o estudo, esse número é motivado por duas questões principais:

– Eles ficavam menos doentes e faziam menos pausas.

– Conseguiram realizar mais ligações devido ao ambiente silencioso que os cercava.

Outros benefícios do Home Office

– Diminuição de custos e poluição devido ao deslocamento (Não pegar carro ou o ônibus (grandes propagadores de CO2)

– Redução dos custos com os funcionários, segundo a pesquisa a empresa citada afirmou ter economizado cerca de 2 mil dólares por funcionário que trabalhou a distância.

2020-02-19T15:06:22-03:00