Será que a tecnologia pode inviabilizar a empregabilidade?

 

tecnologia

 

Essa é uma discussão recorrente no mercado de trabalho hoje: até que ponto a tecnologia está acabando com os empregos? O computador vai substituir o homem? A Inteligência Artificial finalmente irá engoli-lo?

Desde que a tecnologia começou a avançar, no Brasil e no mundo inúmeros postos de trabalho foram transferidos para robôs ou computadores passaram a realizar as funções de milhões de funcionários. Agora, todo profissional que pretenda ter um mínimo de empregabilidade precisa conhecer muito desse ramo e ter habilidades com as tecnologias que são mais utilizadas na sua área. Isso demanda evolução e reciclagem constantes.

Mas o que mais assusta aos profissionais é a velocidade com que a tecnologia muda, de uma hora para outra.

Através de pesquisa realizada recentemente, o Institute for the Future (IFTF) concluiu que, em 2030, 85% dos empregos que existirão ainda não existem hoje. Pior: para se adequarem às mudanças, que serão em ritmo muito acelerado, as pessoas terão de aprender na hora utilizando mecanismos como realidade aumentada ou realidade virtual. O mercado buscará muito mais profissionais que consigam aprender rapidamente do que aqueles que já têm conhecimento amplo. E esses profissionais serão descobertos através de programas de Machine Learning.

Pesquisas como essas podem parecer assustadoras, mas na verdade são fonte de orientação para que as pessoas possam redirecionar suas capacitações profissionais, procurando formas de empregabilidade futuras.

 

Mais Postagens

2020-09-10T16:36:13-03:00