Home office: Como manter o bom humor dos colaboradores?

 

home office

 

Não há o que questionar: o Home Office se tornou o grande protagonista deste momento de crise sanitária. Graças a ele milhões de empregos foram salvos e o mercado diminuiu muito o prejuízo que poderia ter tido sem ele.

Mas o teletrabalho tem um desafio constante: manter o colaborador motivado e de bom humor. Afinal, sendo um tipo de trabalho mais solitário, por vezes isolado, ele pode causar um certo estresse ou cansaço mental se não for bem administrado.

O que dizem os especialistas em Home Office?

Especialistas apontam que, para se manter focado e bem mentalmente, é importante que o colaborador crie uma rotina de trabalho. Como o ambiente de trabalho e de descanso é o mesmo, é bom criar mecanismos nos quais o cérebro identifique quando se está em trabalho e quando está em descanso. Assim, é fundamental manter os horários firmes: hora de acordar, hora de almoçar, hora do café, hora de encerrar o dia de trabalho. A partir daí criar uma rotina de descanso: sair com o cachorro, preparar o jantar, fazer exercício físico…

Essa, aliás, é outra dica dos especialistas: fazer exercícios físicos, além de ser indicado para a saúde física, também faz muito bem para a saúde mental. Libera endorfinas e outras substâncias que ajudam a manter o bem-estar da mente, como a dopamina, a ocitocina e a serotonina.

Outra atividade que ajuda na manutenção do bom humor é tomar sol. Os raios solares não são apenas fontes de Vitamina D, essencial para o corpo humano, eles também estimulam a transformação da melatonina (hormônio que o organismo produz quando estamos dormindo) em serotonina, que é um estimulante natural do bom humor.

E por fim, é importantíssimo que o colaborador dedique tempo a se divertir. Por vezes, ao ficar muito tempo numa sala isolado só trabalhando, o funcionário que está em teletrabalho entra numa rotina de só trabalhar, isso produz estresse. Sair, ver amigos, visitar familiares de quem gosta, cozinhar, ler um bom livro, brincar com os filhos ou os pets, tudo isso alivia a tensão e relaxa a mente.

Com essas pequenas atitudes, é fácil manter a saúde mental e o trabalho fica mais leve!

Mais Postagens

2020-09-29T16:14:23-03:00