Alguns motivos que tornam o Home Office mais cansativo que o trabalho presencial

 

Alguns motivos que tornam o Home Office mais cansativo que o trabalho presencial

 

Com a chegada da pandemia do coronavírus, milhões de trabalhadores foram enviados para suas casas para trabalharem em teletrabalho. E, embora o Home Office traga muitos benefícios para os colaboradores, já que não precisam gastar horas no trânsito, ou correr riscos de assalto ou uma alimentação contaminada, diminuição de gastos com transporte e refeições, autonomia do tempo, melhor qualidade de vida e várias outras vantagens, ele também traz alguns contrapontos.

Justamente por isso, uma queixa recorrente da maioria dos trabalhadores em trabalho remoto é o aumento do cansaço. Esse fato se dá por algumas razões.

Uma delas que podemos citar é a mudança de rotina, que faz com que o trabalhador movimente-se menos. No trabalho presencial ele precisa deslocar-se, mesmo que vá de carro, ele precisa andar até o carro, até a empresa, no horário de almoço, ele passa menos tempo parado, sentado. No Home Office, os espaços que caminha são muito curtos porque está o tempo todo dentro de casa, o que prejudica suas articulações e a circulação do sangue. O sedentarismo também altera sua taxa de metabolismo e até seu humor, aumentando sua sensação de cansaço físico e mental.

Outra razão para o cansaço é o estado mental diante da pandemia. A incerteza de como será o futuro, as constantes notícias de caos e a generalização das queixas das pessoas que vêm conversar com o colaborador provocam um esgotamento da sua atividade mental.

Também a excessiva utilização de tecnologia pode abalar o trabalhador. Este é um fator ao qual ele não estava habituado, ter de passar tanto tempo sozinho falando com pessoas só por aplicativos de reuniões virtuais, o que também gera uma angustiante sensação de cansaço.

Por fim, outro motivo apontado pelos especialistas para o Home Office ser mais cansativo para o trabalhador é o tempo dedicado ao trabalho. Como não é necessário se locomover, não há espaços livres na agenda, o colaborador trabalha o tempo todo, sem folga, o que gera um cansaço real. No trabalho presencial, quando sai do escritório e chega em casa, a casa é o seu lugar de descanso. Agora, ele perdeu isso. A casa é o local de trabalho, o que confunde e cansa muito o trabalhador.

Para evitar esse maior cansaço é importante que os gestores conversem com os trabalhadores, tenham uma relação de confiança e tenham paciência para que os colaboradores se sintam menos pressionados.

A Altio Soluções Tecnológicas possui um software para Home Office chamado Athom, que possibilita a total gestão do teletrabalho em tempo real, mantendo os gestores ligados com todos os colaboradores de forma a saberem até os sites que eles acessam. Através dessa ferramenta é possível estar mais presente para manter o colaborador num maior suporte da empresa, evitando assim seu estresse. Essa é uma excelente alternativa para que o seu colaborador se sinta mais à vontade no Home Office.

Mais Postagens

2020-12-11T17:03:34-02:00