Reconhecimento facial: a forma de pagamento do novo normal

 

Reconhecimento facial: a forma de pagamento do novo normal

 

O reconhecimento facial como forma de pagamento em diversas transações comerciais já vem sendo utilizado há algum tempo, principalmente na China, onde até o ano passado mais de 100 milhões de chineses já haviam se cadastrado num grande aplicativo de pagamento para evitar filas, não precisar utilizar dinheiro, cartão ou celular, de forma simples e segura.
Lá, centenas de lojas de conveniência instalaram essa tecnologia e os especialistas do país acreditam que nos próximos dois anos estará muito mais difundida na terra de Confúcio, principalmente após a pandemia do coronavírus, já que com ela não é preciso tocar em nada para fazer um pagamento.
Mas no Brasil ainda existe uma grande resistência para a utilização da biometria facial. Por aqui ainda os comerciantes estão tentando gerar o mindset dos consumidores para o pagamento pelo QR Code, que também está enfrentando relutância.
Como o Brasil é a terra do ‘jeitinho’, muitos ainda desconfiam desses tipos de pagamentos, pois temem haver maior possibilidade de desvios.
Apesar disso, o PicPay lançou em maio deste ano o pagamento por reconhecimento facial, e iniciará após a pandemia um teste no Café do Banco Original, no Brooklin, na capital paulista. Funcionará assim: todos os funcionários do banco terão seus rostos cadastrados pelo PicPay e no estabelecimento haverá à frente do caixa um tablet com o aplicativo de pagamento. Após fazer o pedido, o funcionário olhará para o tablete, que reconhecerá sua biometria facial e fará a retirada do valor de sua conta após sua autorização. Tudo rápido e seguro. É o chamado naked payment, ou pagamento invisível.
Os executivos do PicPay estão confiantes que, com pouco tempo de uso, já será possível ampliar a instalação da tecnologia para centenas de estabelecimentos de São Paulo e, com ela, se adequar melhor ao novo normal realizando pagamentos sem a utilização de dinheiro, cartão ou celular. Muito mais seguro.

Mais Postagens

 

2020-12-21T13:55:57-02:00