Desenvolvimento de Sistemas Corporativos

Somos uma empresa com 8 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas para corretoras de câmbio, seguradoras, gestores de frota, bancos, empresas de E-commerce, telefonia e diversos outros segmentos.

Nossos profissionais estão aptos a desenvolver a melhor solução para sua necessidade de negócio.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se às necessidades específicas de seus negócios que normalmente não são supridas por produtos disponíveis no mercado. Muitas empresas tentam desenvolver internamente seus softwares, o que, na maioria das vezes, não é a melhor alternativa. Segundo estatísticas de mercado, além de exigirem grandes investimentos em equipe e infraestrutura, a grande maioria destes projetos sofre desvios significativos de custo, cronograma e escopo. Como consequência, nem sempre são desenvolvidas todas as funcionalidades desejadas, gerando frustração do usuário e grande desperdício de tempo e recursos.

A ALTIO oferece serviços de terceirização de desenvolvimento de software, apoiados em processos maduros e arquitetura baseada em componentes com alto grau de reutilização, garantindo melhor gerenciamento, produtividade e completo atendimento das necessidades dos clientes.

FUNCIONALIDADES

Consultoria técnica inicial focada no negócio do cliente:

O processo de análise das necessidades do cliente já é uma oportunidade do cliente rever processos e, em muitos casos, aprimorá-los com o apoio da TI.

Metodologia:

A MDS da ALTIO é baseada no processo RUP (Rational Unified Process), que é um conjunto de boas práticas coletadas de engenharia de software. O RUP utiliza o processo Iterativo, que é a sequência de passos incrementais, isto é, a execução de um ciclo de vida de um projeto de sistemas tem como resultado uma versão do sistema liberada interna ou externamente.

Do ponto de vista do gerenciamento, o ciclo de vida do software do RUP é dividido em 4 fases sequenciais, cada uma concluída por um marco principal, ou seja, cada fase é basicamente um intervalo de tempo entre dois marcos principais. A cada final de fase, uma avaliação é executada para determinar se os objetivos da fase foram alcançados. Uma avaliação satisfatória permite que o projeto passe para a próxima fase.

  • 01 – Proposta de Projeto
    Esta fase abrange o entendimento do problema e a identificação de suas necessidades. A partir dessas informações, é definido o escopo inicial e é estimado o tamanho funcional do projeto, cujo objetivo é obter aprovação de todos os Stakholders sobre a continuidade do projeto.
  • 02 – Iniciação
    Nesta fase, o projeto já está aprovado. Os objetivos da iniciação são: definir o escopo e a visão geral da iteração ou demanda; realizar o planejamento do projeto; definir a arquitetura que será adotada com base nas diretrizes estabelecidas. Os envolvidos sobre os objetivos do ciclo de vida do projeto entram em consenso e a equipe técnica é definida.
  • 03 – Elaboração
    Esta fase abrange o detalhamento da solução e a transformação dos requisitos do produto em casos de uso que darão suporte à atualização do documento arquitetural e à estimativa do esforço, de acordo com a métrica contratada. Com base nas informações novas obtidas durante a fase é possível que a visão sistêmica seja refinada, estabelecendo uma compreensão sólida dos casos de uso mais críticos que conduzem as decisões de arquitetura e planejamento das próximas interações. Toda documentação de análise é gerada nesta fase.
  • Construção
    Esta fase abrange o desenvolvimento do sistema com base nos requisitos especificados e na arquitetura definida. Ela está essencialmente relacionada a projeto, programação, teste e homologação do sistema. As partes do sistema são desenvolvidas paralelamente e integradas durante esta fase. Diversas atividades de testes também são executadas a fim de se validar o produto de software, testando as funcionalidades de cada módulo. Ao final, tem-se um produto em funcionamento pronto para ser liberado para o cliente.
  • Transição
    Esta fase abrange a execução do plano de implantação, a finalização e disponibilização do material de suporte operacional, o treinamento de usuários e a entrega do produto para os usuários finais.

Além das fases acima descritas, a MDS está estruturada com base em 4 (quatro) elementos básicos que representam “quem” faz, “o que” faz, “como” e “quando”:

  • Papéis (quem) – Um papel define as responsabilidades de um profissional ou grupo de profissionais que participam do desenvolvimento do projeto. As responsabilidades normalmente estão associadas aos artefatos que cada papel deve produzir e manter ao longo das atividades que realiza. Na prática, um mesmo papel pode ser desempenhado por mais de uma pessoa, assim como uma mesma pessoa pode assumir vários papéis ao longo do projeto.
  • Artefatos (o que) – Em sentido amplo, o termo artefato representa um elemento tangível de um projeto. Podem assumir várias formas como: modelo, documento, código fonte ou executável. A MDS não inclui todos os artefatos de um projeto de desenvolvimento, mas todos os artefatos obrigatórios descritos na MDS devem ser elaborados ao longo do projeto. A MDS disponibiliza modelos (templates) para os seus artefatos, com o objetivo de orientar e facilitar a sua elaboração.
  • Atividades (como) – Uma atividade na MDS representa um conjunto de passos e tarefas que um profissional, que desempenha o papel responsável por aquela atividade, deve executar para gerar algum resultado. As atividades envolvem a produção e modificação de artefatos do projeto.
  • Fases (quando) – As fases da MDS apresentam a sequência e a dependência entre as atividades do projeto ao longo do tempo. As atividades no fluxo são divididas em fases do ciclo de vida do projeto e nos papéis responsáveis pela execução de cada uma.

A MDS é aplicada em todas as necessidades de engenharia de software, tais como: projeto (desenvolvimento e melhoria) e para manutenção (corretiva, evolutiva e adaptativa).

O desenvolvimento de software, dependendo do escopo e da abrangência, pode ser considerado com o um projeto. Neste caso, a ALTIO utiliza a metodologia ágil Scrum para a gestão e o planejamento de projetos de software.

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim, reinicia-se o ciclo. Veja a ilustração abaixo:

BENEFÍCIOS

  • Garantia de qualidade:
    Equipe técnica altamente qualificada e experiente, com prazos de desenvolvimento mais precisos, documentação de todo o sistema e treinamento para os usuários.
  • Melhor custo/benefício:
    A Metodologia de Desenvolvimento de Software (MDS) da ALTIO é um conjunto de boas práticas para desenvolvimento de sistemas. Sua utilização permite a padronização dos métodos de desenvolvimento, alinhando os processos de trabalho e sua respectiva documentação. Com isto, obtém-se a melhoria na governança, o que reflete em aumento da eficácia, eficiência, efetividade, produtividade e menor dependência dos indivíduos.
  • Atualização contínua:
    A ALTIO investe constantemente no aperfeiçoamento de seus profissionais buscando sempre o que há de mais novo na área de tecnologia voltada a desenvolvimento de software e soluções para seus clientes.

DIFERENCIAIS

Como um dos seus principais diferenciais, a ALTIO desenvolve suas equipes com foco em análises de negócios e de sistemas especializados. Os projetos são iniciados através da modelagem de processos e através deles são identificadas as reais necessidades de negócio e quais os requisitos dos softwares que deverão ser construídos de forma consultiva e buscando o maior valor agregado a solução que será desenvolvida.

Manutenção e Sustentação de Sistemas Corporativos

O outsourcing de gestão, suporte e manutenção de software proporciona à empresa melhorias operacionais relevantes, que aumentam a produtividade e reduzem custos.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se principalmente aos mercados financeiros, seguradoras, varejo, Telecom etc. Empresas em que os sistemas de TI são essenciais para o mundo corporativo. Garantir a disponibilidade e a evolução contínua dos sistemas é fundamental para assegurar a continuidade das operações e dos negócios.

FUNCIONALIDADES

A ALTIO possui serviços dedicados e compartilhados para Gerenciamento e Manutenção e sustentação de sistemas corporativos, com desenvolvedores altamente qualificados e expertise nas mais variadas tecnologias e linguagens do mercado, além de domínio das melhores práticas e experiência em empresas de diferentes tamanhos, culturas, regiões e segmentos.

A manutenção de sistemas ocorre após a entrada do sistema em produção ou, ainda, durante sua homologação, quando houver mudança de escopo. Pode ser um processo que envolve mudanças para corrigir erros, uma melhoria de negócio e/ou melhoria técnica para otimização de um sistema. Esta manutenção inclui um grupo de atividades que são executadas durante o ciclo de vida da aplicação. Ela pode ser classificada como: corretiva, evolutiva ou adaptativa.

  • Manutenção Corretiva
    Mudanças no sistema (versão de produção) para corrigir defeitos e/ou deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário final. Não envolve mudanças nas funcionalidades de negócio, mas assegura que cada funcionalidade existente seja executada conforme requerido. Existem duas categorias para manutenção corretiva que seguem um fluxo diferenciado dentro do processo. São elas: as manutenções dentro do prazo de garantia e fora do prazo de garantia.
  • Manutenção Evolutiva
    A evolução (melhoria) de sistemas visa implementar novas funcionalidades, adequar funcionalidades existentes ou excluir funcionalidades, buscando melhorar sua aplicabilidade e usabilidade dentro da organização. Normalmente, manutenções evolutivas têm fases de iniciação e elaboração menores, pois a definição e a arquitetura básica do produto foram determinadas pelos ciclos de desenvolvimento anteriores.
  • Manutenção Adaptativa
    Adequação do sistema às mudanças de ambiente operacional e/ou infraestrutura, compreendendo hardware e software básico, mudanças de versão, linguagem, SGBD e ajustes de performance ou de segurança, que não impliquem inserção, alteração ou exclusão de funcionalidades.

A ALTIO aplica a MDS (vide detalhes no item “Desenvolvimento de Sistemas Corporativos) para todas as necessidades de engenharia de software, inclusive para manutenção (corretiva, evolutiva e adaptativa).

O serviço de Aplicações da ALTIO pode ser realizado a partir da nossa Fábrica de Software ou a partir do Centro de Operações Dedicadas, conforme manutenção e sustentação de sistemas corporativos necessária, a demanda e o volume das operações do cliente.

A manutenção de um sistema e/ou software, dependendo do escopo e da abrangência, pode ser considerada como um projeto. Neste caso, a ALTIO utiliza a metodologia ágil Scrum para a gestão e o planejamento de projetos de software.

Os detalhes sobre a metodologia SCRUM podem ser obtidos no item Desenvolvimento de Sistemas Corporativos

BENEFÍCIOS

  • Equipe gerencial da manutenção e sustentação de sistemas corporativos produtivas;
  • Gestores com foco em projetos e estratégia;
  • Maior nível de previsibilidade do ambiente de aplicações de negócio.

DIFERENCIAIS

Com profissionais altamente qualificados em gestão e manutenção e sustentação de sistemas corporativos e evolução contínua de soluções, a ALTIO realiza acompanhamento, monitoramento e implementação de melhorias de sistemas já existentes, com soluções de aplicação para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

  • Atendimento às principais tecnologias do mercado: sistemas em baixa ou alta plataforma, plataformas de integração e cloud computing;
  • Gestão melhorada de custos;
  • Estruturação do atendimento das demandas de manutenção e sustentação de sistemas corporativos;
  • Evolução de SLA de gerenciamento;
  • Medição de produtividade.

Alocação de Mão de Obra de Desenvolvimento de Sistemas

Com um repleto banco de currículos selecionados e diversos profissionais alocados no mercado, a ALTIO pode lhe fornecer a terceirização de recursos de TI adequados ao seu projeto, fazemos gestão simples e/ou compartilhada visando extrair o máximo de performance de nossos recursos.

A QUEM SE DESTINA

Às empresas que precisam de um profissional de TI para atender a um projeto pontual, um desafio permanente ou em longo prazo. Nosso grupo de TI é treinado, certificado, supervisionado, atualizado e pronto para os mais complexos desafios do mercado.

Utilizamos profissionais capacitados que atendam as expectativas de nossos clientes, contando sempre com todo o apoio de nossa equipe interna de recrutamento, desenvolvimento e gestão de projetos.

FUNCIONALIDADES

Alocação de Mão de Obra consiste no fornecimento de profissionais de tecnologia de informação para projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Atuamos com programadores, analistas, arquitetos, coordenadores, entre outros.

Nossos serviços podem ser utilizados por empresas que não tenham know how no processo de contratação de mão de obra técnica ou ainda empresas interessadas em gerir a área do ponto de vista estratégico / tático.

BENEFÍCIOS

Aumento da Qualidade

Ganho de qualidade e escala, pois o cliente ficará responsável apenas por gerenciar o projeto e não precisará se envolver na operação.

Redução de Custo e Tempo

Na alocação de profissionais, sua empresa reduz o custo com toda a burocracia de contratação, financeira e de recursos humanos. Ao terceirizar profissionais de TI, nosso cliente diminui o risco de contratações incorretas, investindo em um profissional treinado, certificado e atualizado de acordo com as novas práticas do mercado.

Maior Foco no Negócio

Ao alocar um profissional em sua empresa, você transfere toda a responsabilidade sob aquele profissional para nós. Isso permite que nosso cliente tenha mais tranquilidade e de foco ao negócio, aumentando significativamente o potencial e lucro.

DIFERENCIAIS

Recrutamento e Seleção

Efetuamos entrevistas psicológicas e triagens técnicas, em que os profissionais são avaliados por nossos gerentes internos de acordo com o perfil de cada vaga e posição. Nossos clientes geralmente entrevistam os profissionais escolhidos antes de sua definição.

Apoio e Orientação

Em nossa Alocação de Profissionais de TI conhecida também como Body Shop ou Terceirização de TI, oferecemos suporte técnico e acompanhamento para os nossos alocados, proporcionando soluções em todos os desafios.

Gerenciamento

Mesmo gerenciados por nossos líderes ou colaboradores e funcionários de nossos clientes, todas as atividades de nossa alocação de profissionais (Body Shop) são gerenciadas, registradas e atualizadas através de nossa ferramenta online.

Fábrica de Aplicativos

Desenvolvemos aplicações em plataformas Java, .Net e Apps , bem como usamos bibliotecas consagradas de Open Source. O objetivo é entregar soluções interativas, robustas, escaláveis e sempre adequadas aos objetivos de negócios.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se às necessidades específicas de seus negócios, que normalmente não são supridas por produtos disponíveis no mercado, muitas empresas tentam desenvolver internamente seus softwares, o que, na maioria das vezes, não é a melhor alternativa. Segundo estatísticas de mercado, além de exigirem grandes investimentos em equipe e infra-estrutura, a grande maioria destes projetos sofre desvios significativos de custo, cronograma e escopo. Como conseqüência, nem sempre são desenvolvidas todas as funcionalidades desejadas, gerando frustração do usuário e grande desperdício de tempo e recursos.

A ALTIO oferece serviços de terceirização de desenvolvimento de software, apoiados em processos maduros e arquitetura baseada em componentes com alto grau de reutilização, garantindo melhor gerenciamento, produtividade e completo atendimento das necessidades dos clientes.

FUNCIONALIDADES

Consultoria técnica inicial focada no negócio do cliente: O processo de análise das necessidades do cliente já é uma oportunidade do cliente rever processos e, em muitos casos, mudar os processos para melhor com a ajuda da TI.

A ALTIO esta apta a trabalhar com as mais diversas linguagens de desenvolvimento existentes no mercado, com destaque para:

  • Microsoft .NET
  • PHP
  • JAVA
  • Xamarin
  • XCode
  • Android

E os principais bancos de dados:

  • MSSQL Server
  • MySQL
  • Oracle
  • Postgree

BENEFÍCIOS

Garantia de qualidade: Equipe técnica altamente qualificada e experiente, com prazos de desenvolvimento mais precisos, documentação de todo o sistema e treinamento para os usuários.

Melhor custo/benefício: Contratar uma empresa especializada para desenvolvimento de projetos de software é mais eficiente e envolve menos riscos que tentar desenvolver uma solução caseira.

Atualização contínua: A ALTIO investe constantemente no aperfeiçoamento de seus profissionais buscando sempre o que há de mais novo na área de tecnologia voltada a desenvolvimento de software e soluções para seus clientes.

DIFERENCIAIS

Como um dos seus principais diferenciais, a ALTIO desenvolve suas equipes com foco em análises de negócios e de sistemas especializados. Os projetos são iniciados através da modelagem de processos e através deles são identificadas as reais necessidades de negócio e quais os requisitos dos softwares que deverão ser construídos de forma consultiva e buscando o maior valor agregado a solução que será desenvolvida.

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Sistemas Corporativos

Somos uma empresa com 8 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas para corretoras de câmbio, seguradoras, gestores de frota, bancos, empresas de E-commerce, telefonia e diversos outros segmentos.

Nossos profissionais estão aptos a desenvolver a melhor solução para sua necessidade de negócio.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se às necessidades específicas de seus negócios que normalmente não são supridas por produtos disponíveis no mercado. Muitas empresas tentam desenvolver internamente seus softwares, o que, na maioria das vezes, não é a melhor alternativa. Segundo estatísticas de mercado, além de exigirem grandes investimentos em equipe e infraestrutura, a grande maioria destes projetos sofre desvios significativos de custo, cronograma e escopo. Como consequência, nem sempre são desenvolvidas todas as funcionalidades desejadas, gerando frustração do usuário e grande desperdício de tempo e recursos.

A ALTIO oferece serviços de terceirização de desenvolvimento de software, apoiados em processos maduros e arquitetura baseada em componentes com alto grau de reutilização, garantindo melhor gerenciamento, produtividade e completo atendimento das necessidades dos clientes.

FUNCIONALIDADES

Consultoria técnica inicial focada no negócio do cliente:

O processo de análise das necessidades do cliente já é uma oportunidade do cliente rever processos e, em muitos casos, aprimorá-los com o apoio da TI.

Metodologia:

A MDS da ALTIO é baseada no processo RUP (Rational Unified Process), que é um conjunto de boas práticas coletadas de engenharia de software. O RUP utiliza o processo Iterativo, que é a sequência de passos incrementais, isto é, a execução de um ciclo de vida de um projeto de sistemas tem como resultado uma versão do sistema liberada interna ou externamente.

Do ponto de vista do gerenciamento, o ciclo de vida do software do RUP é dividido em 4 fases sequenciais, cada uma concluída por um marco principal, ou seja, cada fase é basicamente um intervalo de tempo entre dois marcos principais. A cada final de fase, uma avaliação é executada para determinar se os objetivos da fase foram alcançados. Uma avaliação satisfatória permite que o projeto passe para a próxima fase.

  • 01 – Proposta de Projeto
    Esta fase abrange o entendimento do problema e a identificação de suas necessidades. A partir dessas informações, é definido o escopo inicial e é estimado o tamanho funcional do projeto, cujo objetivo é obter aprovação de todos os Stakholders sobre a continuidade do projeto.
  • 02 – Iniciação
    Nesta fase, o projeto já está aprovado. Os objetivos da iniciação são: definir o escopo e a visão geral da iteração ou demanda; realizar o planejamento do projeto; definir a arquitetura que será adotada com base nas diretrizes estabelecidas. Os envolvidos sobre os objetivos do ciclo de vida do projeto entram em consenso e a equipe técnica é definida.
  • 03 – Elaboração
    Esta fase abrange o detalhamento da solução e a transformação dos requisitos do produto em casos de uso que darão suporte à atualização do documento arquitetural e à estimativa do esforço, de acordo com a métrica contratada. Com base nas informações novas obtidas durante a fase é possível que a visão sistêmica seja refinada, estabelecendo uma compreensão sólida dos casos de uso mais críticos que conduzem as decisões de arquitetura e planejamento das próximas interações. Toda documentação de análise é gerada nesta fase.
  • Construção
    Esta fase abrange o desenvolvimento do sistema com base nos requisitos especificados e na arquitetura definida. Ela está essencialmente relacionada a projeto, programação, teste e homologação do sistema. As partes do sistema são desenvolvidas paralelamente e integradas durante esta fase. Diversas atividades de testes também são executadas a fim de se validar o produto de software, testando as funcionalidades de cada módulo. Ao final, tem-se um produto em funcionamento pronto para ser liberado para o cliente.
  • Transição
    Esta fase abrange a execução do plano de implantação, a finalização e disponibilização do material de suporte operacional, o treinamento de usuários e a entrega do produto para os usuários finais.

Além das fases acima descritas, a MDS está estruturada com base em 4 (quatro) elementos básicos que representam “quem” faz, “o que” faz, “como” e “quando”:

  • Papéis (quem) – Um papel define as responsabilidades de um profissional ou grupo de profissionais que participam do desenvolvimento do projeto. As responsabilidades normalmente estão associadas aos artefatos que cada papel deve produzir e manter ao longo das atividades que realiza. Na prática, um mesmo papel pode ser desempenhado por mais de uma pessoa, assim como uma mesma pessoa pode assumir vários papéis ao longo do projeto.
  • Artefatos (o que) – Em sentido amplo, o termo artefato representa um elemento tangível de um projeto. Podem assumir várias formas como: modelo, documento, código fonte ou executável. A MDS não inclui todos os artefatos de um projeto de desenvolvimento, mas todos os artefatos obrigatórios descritos na MDS devem ser elaborados ao longo do projeto. A MDS disponibiliza modelos (templates) para os seus artefatos, com o objetivo de orientar e facilitar a sua elaboração.
  • Atividades (como) – Uma atividade na MDS representa um conjunto de passos e tarefas que um profissional, que desempenha o papel responsável por aquela atividade, deve executar para gerar algum resultado. As atividades envolvem a produção e modificação de artefatos do projeto.
  • Fases (quando) – As fases da MDS apresentam a sequência e a dependência entre as atividades do projeto ao longo do tempo. As atividades no fluxo são divididas em fases do ciclo de vida do projeto e nos papéis responsáveis pela execução de cada uma.

A MDS é aplicada em todas as necessidades de engenharia de software, tais como: projeto (desenvolvimento e melhoria) e para manutenção (corretiva, evolutiva e adaptativa).

O desenvolvimento de software, dependendo do escopo e da abrangência, pode ser considerado com o um projeto. Neste caso, a ALTIO utiliza a metodologia ágil Scrum para a gestão e o planejamento de projetos de software.

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim, reinicia-se o ciclo. Veja a ilustração abaixo:

BENEFÍCIOS

  • Garantia de qualidade:
    Equipe técnica altamente qualificada e experiente, com prazos de desenvolvimento mais precisos, documentação de todo o sistema e treinamento para os usuários.
  • Melhor custo/benefício:
    A Metodologia de Desenvolvimento de Software (MDS) da ALTIO é um conjunto de boas práticas para desenvolvimento de sistemas. Sua utilização permite a padronização dos métodos de desenvolvimento, alinhando os processos de trabalho e sua respectiva documentação. Com isto, obtém-se a melhoria na governança, o que reflete em aumento da eficácia, eficiência, efetividade, produtividade e menor dependência dos indivíduos.
  • Atualização contínua:
    A ALTIO investe constantemente no aperfeiçoamento de seus profissionais buscando sempre o que há de mais novo na área de tecnologia voltada a desenvolvimento de software e soluções para seus clientes.

DIFERENCIAIS

Como um dos seus principais diferenciais, a ALTIO desenvolve suas equipes com foco em análises de negócios e de sistemas especializados. Os projetos são iniciados através da modelagem de processos e através deles são identificadas as reais necessidades de negócio e quais os requisitos dos softwares que deverão ser construídos de forma consultiva e buscando o maior valor agregado a solução que será desenvolvida.

Manutenção e Sustentação de Sistemas Corporativos

O outsourcing de gestão, suporte e manutenção de software proporciona à empresa melhorias operacionais relevantes, que aumentam a produtividade e reduzem custos.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se principalmente aos mercados financeiros, seguradoras, varejo, Telecom etc. Empresas em que os sistemas de TI são essenciais para o mundo corporativo. Garantir a disponibilidade e a evolução contínua dos sistemas é fundamental para assegurar a continuidade das operações e dos negócios.

FUNCIONALIDADES

A ALTIO possui serviços dedicados e compartilhados para Gerenciamento e Manutenção e sustentação de sistemas corporativos, com desenvolvedores altamente qualificados e expertise nas mais variadas tecnologias e linguagens do mercado, além de domínio das melhores práticas e experiência em empresas de diferentes tamanhos, culturas, regiões e segmentos.

A manutenção de sistemas ocorre após a entrada do sistema em produção ou, ainda, durante sua homologação, quando houver mudança de escopo. Pode ser um processo que envolve mudanças para corrigir erros, uma melhoria de negócio e/ou melhoria técnica para otimização de um sistema. Esta manutenção inclui um grupo de atividades que são executadas durante o ciclo de vida da aplicação. Ela pode ser classificada como: corretiva, evolutiva ou adaptativa.

  • Manutenção Corretiva
    Mudanças no sistema (versão de produção) para corrigir defeitos e/ou deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário final. Não envolve mudanças nas funcionalidades de negócio, mas assegura que cada funcionalidade existente seja executada conforme requerido. Existem duas categorias para manutenção corretiva que seguem um fluxo diferenciado dentro do processo. São elas: as manutenções dentro do prazo de garantia e fora do prazo de garantia.
  • Manutenção Evolutiva
    A evolução (melhoria) de sistemas visa implementar novas funcionalidades, adequar funcionalidades existentes ou excluir funcionalidades, buscando melhorar sua aplicabilidade e usabilidade dentro da organização. Normalmente, manutenções evolutivas têm fases de iniciação e elaboração menores, pois a definição e a arquitetura básica do produto foram determinadas pelos ciclos de desenvolvimento anteriores.
  • Manutenção Adaptativa
    Adequação do sistema às mudanças de ambiente operacional e/ou infraestrutura, compreendendo hardware e software básico, mudanças de versão, linguagem, SGBD e ajustes de performance ou de segurança, que não impliquem inserção, alteração ou exclusão de funcionalidades.

A ALTIO aplica a MDS (vide detalhes no item “Desenvolvimento de Sistemas Corporativos) para todas as necessidades de engenharia de software, inclusive para manutenção (corretiva, evolutiva e adaptativa).

O serviço de Aplicações da ALTIO pode ser realizado a partir da nossa Fábrica de Software ou a partir do Centro de Operações Dedicadas, conforme manutenção e sustentação de sistemas corporativos necessária, a demanda e o volume das operações do cliente.

A manutenção de um sistema e/ou software, dependendo do escopo e da abrangência, pode ser considerada como um projeto. Neste caso, a ALTIO utiliza a metodologia ágil Scrum para a gestão e o planejamento de projetos de software.

Os detalhes sobre a metodologia SCRUM podem ser obtidos no item Desenvolvimento de Sistemas Corporativos

BENEFÍCIOS

  • Equipe gerencial da manutenção e sustentação de sistemas corporativos produtivas;
  • Gestores com foco em projetos e estratégia;
  • Maior nível de previsibilidade do ambiente de aplicações de negócio.

DIFERENCIAIS

Com profissionais altamente qualificados em gestão e manutenção e sustentação de sistemas corporativos e evolução contínua de soluções, a ALTIO realiza acompanhamento, monitoramento e implementação de melhorias de sistemas já existentes, com soluções de aplicação para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

  • Atendimento às principais tecnologias do mercado: sistemas em baixa ou alta plataforma, plataformas de integração e cloud computing;
  • Gestão melhorada de custos;
  • Estruturação do atendimento das demandas de manutenção e sustentação de sistemas corporativos;
  • Evolução de SLA de gerenciamento;
  • Medição de produtividade.

Alocação de Mão de Obra de Desenvolvimento de Sistemas

Com um repleto banco de currículos selecionados e diversos profissionais alocados no mercado, a ALTIO pode lhe fornecer a terceirização de recursos de TI adequados ao seu projeto, fazemos gestão simples e/ou compartilhada visando extrair o máximo de performance de nossos recursos.

A QUEM SE DESTINA

Às empresas que precisam de um profissional de TI para atender a um projeto pontual, um desafio permanente ou em longo prazo. Nosso grupo de TI é treinado, certificado, supervisionado, atualizado e pronto para os mais complexos desafios do mercado.

Utilizamos profissionais capacitados que atendam as expectativas de nossos clientes, contando sempre com todo o apoio de nossa equipe interna de recrutamento, desenvolvimento e gestão de projetos.

FUNCIONALIDADES

Alocação de Mão de Obra consiste no fornecimento de profissionais de tecnologia de informação para projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Atuamos com programadores, analistas, arquitetos, coordenadores, entre outros.

Nossos serviços podem ser utilizados por empresas que não tenham know how no processo de contratação de mão de obra técnica ou ainda empresas interessadas em gerir a área do ponto de vista estratégico / tático.

BENEFÍCIOS

Aumento da Qualidade

Ganho de qualidade e escala, pois o cliente ficará responsável apenas por gerenciar o projeto e não precisará se envolver na operação.

Redução de Custo e Tempo

Na alocação de profissionais, sua empresa reduz o custo com toda a burocracia de contratação, financeira e de recursos humanos. Ao terceirizar profissionais de TI, nosso cliente diminui o risco de contratações incorretas, investindo em um profissional treinado, certificado e atualizado de acordo com as novas práticas do mercado.

Maior Foco no Negócio

Ao alocar um profissional em sua empresa, você transfere toda a responsabilidade sob aquele profissional para nós. Isso permite que nosso cliente tenha mais tranquilidade e de foco ao negócio, aumentando significativamente o potencial e lucro.

DIFERENCIAIS

Recrutamento e Seleção

Efetuamos entrevistas psicológicas e triagens técnicas, em que os profissionais são avaliados por nossos gerentes internos de acordo com o perfil de cada vaga e posição. Nossos clientes geralmente entrevistam os profissionais escolhidos antes de sua definição.

Apoio e Orientação

Em nossa Alocação de Profissionais de TI conhecida também como Body Shop ou Terceirização de TI, oferecemos suporte técnico e acompanhamento para os nossos alocados, proporcionando soluções em todos os desafios.

Gerenciamento

Mesmo gerenciados por nossos líderes ou colaboradores e funcionários de nossos clientes, todas as atividades de nossa alocação de profissionais (Body Shop) são gerenciadas, registradas e atualizadas através de nossa ferramenta online.

Fábrica de Aplicativos

Desenvolvemos aplicações em plataformas Java , .Net e Apps , bem como usamos bibliotecas consagradas de Open Source. O objetivo é entregar soluções interativas, robustas, escaláveis e sempre adequadas aos objetivos de negócios.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se às necessidades específicas de seus negócios, que normalmente não são supridas por produtos disponíveis no mercado, muitas empresas tentam desenvolver internamente seus softwares, o que, na maioria das vezes, não é a melhor alternativa. Segundo estatísticas de mercado, além de exigirem grandes investimentos em equipe e infra-estrutura, a grande maioria destes projetos sofre desvios significativos de custo, cronograma e escopo. Como conseqüência, nem sempre são desenvolvidas todas as funcionalidades desejadas, gerando frustração do usuário e grande desperdício de tempo e recursos.

A ALTIO oferece serviços de terceirização de desenvolvimento de software, apoiados em processos maduros e arquitetura baseada em componentes com alto grau de reutilização, garantindo melhor gerenciamento, produtividade e completo atendimento das necessidades dos clientes.

FUNCIONALIDADES

Consultoria técnica inicial focada no negócio do cliente: O processo de análise das necessidades do cliente já é uma oportunidade do cliente rever processos e, em muitos casos, mudar os processos para melhor com a ajuda da TI.

A ALTIO esta apta a trabalhar com as mais diversas linguagens de desenvolvimento existentes no mercado, com destaque para:

  • Microsoft .NET
  • PHP
  • JAVA
  • Xamarin
  • XCode
  • Android

E os principais bancos de dados:

  • MSSQL Server
  • MySQL
  • Oracle
  • Postgree

BENEFÍCIOS

Garantia de qualidade: Equipe técnica altamente qualificada e experiente, com prazos de desenvolvimento mais precisos, documentação de todo o sistema e treinamento para os usuários.

Melhor custo/benefício: Contratar uma empresa especializada para desenvolvimento de projetos de software é mais eficiente e envolve menos riscos que tentar desenvolver uma solução caseira.

Atualização contínua: A ALTIO investe constantemente no aperfeiçoamento de seus profissionais buscando sempre o que há de mais novo na área de tecnologia voltada a desenvolvimento de software e soluções para seus clientes.

DIFERENCIAIS

Como um dos seus principais diferenciais, a ALTIO desenvolve suas equipes com foco em análises de negócios e de sistemas especializados. Os projetos são iniciados através da modelagem de processos e através deles são identificadas as reais necessidades de negócio e quais os requisitos dos softwares que deverão ser construídos de forma consultiva e buscando o maior valor agregado a solução que será desenvolvida.